PT // EN // ES      

Prémio Ibérico Larus Design

Até 30 de junho estão abertas as candidaturas ao "Prémio Ibérico Larus Design" que distingue projetos e equipamentos de mobiliário urbano desenvolvidos em Portugal e em Espanha.

Trata-se do primeiro e único prémio ibérico de Design Urbano, reconhecido publicamente que [...]

Workshop "Trumpet by Siza Vieira"

A OLI, líder ibérica na produção de autoclismos, promove o Workshop “Trumpet by Siza Vieira”, no próximo dia 19 de junho, sexta-feira, a partir das 9h, na sede da empresa em Esgueira, Aveiro.

O workshop surge no âmbito da placa de comando para autoclismos interiores desenhada por Álvaro Siza Vieira, Prémio Pritzker 1992, para a marca, e dirige-se a empresas, clientes, projetistas e gabinetes de arquitetura.

O programa incluí a apresentação da “Trumpet” pelo arquiteto José Carlos Oliveira do Gabinete de Arquitetura Siza Vieira e a sua integração no projeto de reabilitação do Museu Abade Pedrosa, em Santo Tirso. Após a apresentação do “case-study”, decorrerá uma visita à fábrica e um almoço, cerca das 13h, que encerrará a iniciativa.

Esta unidade industrial venceu em 2012 o “Prémio Kaizen Lean”, do Instituto Kaizen, na categoria “Excelência na Produtividade”, pelo aumento da produtividade e eficiência operacional. A distinção reconheceu a melhoria contínua e a inovação dos processos da OLI que se tornou uma referência mundial na apresentação de soluções de banho inovadoras.

A fábrica trabalha 24 horas por dia e sete dias por semana. Diariamente são produzidos cerca de 7800 autoclismos e 28 mil mecanismos, números que a colocam no primeiro lugar a nível europeu, na produção de mecanismos para a indústria cerâmica, e em segundo, nas vertentes de autoclismos interiores e autoclismos exteriores.

A placa de comando “Trumpet” “é inspirada no pistão de um trompete e reúne design e funcionalidade”, explica Siza Vieira. Os dois botões da placa de comando, semelhantes aos pistões do instrumento musical, são os protagonistas que desafiam trazer ao espaço de banho o virtuosismo das artes.

Para além do design e da funcionalidade, a “Trumpet” é uma fonte de energia limpa porque recorre ao sistema pneumático, não necessitando de energia. A placa de comando adapta-se a diversos ambientes e décors e está disponível em inox cromo e inox escovado.

Com a criação de Siza Vieira, a OLI reforça a sua ligação à arquitetura mundial de referência, dando ao banho a identidade única de autor. Já em 2012 a marca trabalhou com Eduardo Souto Moura, Prémio Pritzker 2011, na criação da placa de comando SM15, inspirada no tradicional azulejo português para o Pousada da Serra da estrela, antigo Sanatório dos Ferroviários, nas Penhas da Saúde.


Sobre a OLI:
Aos 61 anos, lidera o mercado ibérico de produção de autoclismos e exporta para 60 países dos cinco continentes. A produção de autoclismos teve início em 1980 e, até ao momento, foram fabricados mais de 25 milhões de unidades. Nos últimos cinco anos o investimento em inovação fixou-se em 10 milhões de euros. A inovação da OLI tem dois focos permanentes - contribuir para o uso sustentado da água e a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no acesso às instalações sanitárias. É pelo segundo ano consecutivo a empresa em Portugal que mais pedidos de patentes efetuou ao Instituto Europeu de patentes. Atualmente tem 40 patentes ativas.[...]

Coletânea "Aveiro Posters"

No próximo dia 12 de junho será lançada a coletânea "Aveiro Posters", que reúne cartazes desenhados pelo designer Jorge Trindade entre 1977 a 1989. 

Jorge Trindade (1950, Aveiro) exerce atualmente design em Aveiro e Berlim, Alemanha, nas áreas de comunicação, equipamento, arquitetura de interiores e arquitetura paisagística.  

Fundador do movimento Aveiro-Arte e do gabinete de design da Câmara Municipal de Aveiro. Em 1975 criou o primeiro gabinete de design em Aveiro e começou a colaborar com a Câmara Municipal na realização e promoção de eventos como Feira de Março, Farav, Feira do Livro, Agrovouga, Festas da Ria, entre outros.

“Os meus cartazes são inspirados nas raízes locais e tradicionais de Aveiro. Na década de 70 e 80, a realização de um cartaz levava cerca de 48 horas nos preparativos para a gráfica. E a gráfica executava em 4 dias. Hoje, com os novos sistemas informáticos um cartaz é elaborado somente em 8 horas e realizado na gráfica num dia. Uma das minhas características é a estilização do desenho popular e a sua valorização cromática. Cartazes com rigor e poesia ao contrário de outros da época que não tinham alma. Foi assim que eu surpreendi o público com esta nova estética que marcou a imagem da cidade de Aveiro”, revela o autor.

A coletânea "Aveiro Posters" será apresentada por Vasco Branco, Professor Associado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, um dos primeiros responsáveis pelo desenvolvimento da área de Design - licenciatura, mestrados e doutoramentos.
[...]

Curso Livre "Medicina Legal" na UPT

A Universidade Portucalense promove um curso livre em Medicina Legal, coordenado pelo professor José Pinto da Costa, no próximo dia 11 de junho, entre as 9h e as 20h.

O curso irá rever conceitos essenciais da Medicina Legal e abordará os temas como [...]

OLI conquista Dubai World Trade Center

A OLI, líder da Europa do sul na produção de autoclismos, foi escolhida pelo Dubai World Trade Center, no Dubai, para equipar os espaços de banho com soluções hidricamente sustentáveis.[...]

Caamaño Domínguez na Portucalense

Francisco Caamaño, ex ministro da Justiça espanhola, será o principal orador da Conferência Ibérica “O Controlo Constitucional dos Direitos Sociais em ciclos de crise económica”.[...]

Clérigos confia eficiência à OLI

A renovada Torre e Igreja dos Clérigos selecinou as soluções inovadoras da OLI para equipar os espaços de banho, no âmbito das últimas obras de requalificação que analinalaram os 250a nos da conclusão da obra do arquiteto italiano Nicolau Nasoni (1691-1773). [...]

A experiência de falhar dá resiliência

"Recomeço”e “resiliência” foram as palavras-chave da intervenção de Ângelo Paupério, Vice-Presidente Executivo da Sonae, no seminário “Empreendedorismo nas Organizações” que decorreu na Universidade Portucalense, no último dia 27 de março. [...]

Cavalinho e a alegria do amarelo

Cavalinho, marca portuguesa de acessórios, dá as boas-vindas à Primavera, apostando nas cores dos dias ensolarados. O amarelo, sinónimo de luz, alegria e otimismo, é a cor-chave das novas propostas da coleção Primavera-Verão 2015.

[...]