PT // EN // ES      

COMUNICAÇÕES

Hotéis socialmente responsáveis

O Hotel das Salinas e o Hotel Aveiro Center, unidades hoteleiras do Grupo Albói, receberam pelo terceiro ano consecutivo o selo de Responsabilidade Social “We Share”, atribuído pela AHP – Associação de Hotelaria de Portugal, ao abrigo do Programa Hospes.


Este prémio reconhece o contributo no domínio da Responsabilidade Social, durante o ano de 2018. Ambos os hotéis doaram mobiliário, colchões e têxteis, que foram entregues à ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência.


Entre 2013 e 2018, a AHP entregou, através da vertente de Responsabilidade Social do Programa HOSPES, mais de 87 mil bens e equipamentos a instituições de solidariedade social, dos quais 39.350 foram entregues durante o ano de 2018. Este número foi alcançado com a colaboração de 132 unidades hoteleiras cujos bens a AHP fez chegar a 62 instituições de solidariedade social com quem tem protocolo.


O Hotel das Salinas e o Hotel Aveiro Center, localizados no centro histórico de Aveiro, foram remodelados em 2016 e 2017, respetivamente, representando um bom exemplo da hoteleira de qualidade e socialmente responsável. São as únicas unidades hoteleiras em Aveiro com os selos “We Share”.

 

Ler mais

Portucalense com novo Reitor

No dia 14 de novembro, Sebastião Feyo de Azevedo assumiu funções como Reitor da Universidade Portucalense (UPT), nomeado pelo Conselho de Administração. Anteriormente, desempenhou as funções de Reitor da Universidade do Porto (2014-2018) e de Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2010-2014).

A sua carreira académica e científica está centrada nos domínios da Engenharia de Sistemas de Processos e das políticas do ensino superior, nomeadamente no quadro do processo de Bolonha.

Em 2013, a sua atividade científica internacional foi distinguida com a Medalha Dieter Behrens 2013 - o mais importante galardão da Federação Europeia de Engenharia Química -, como o “reconhecimento de uma contribuição substancial em nome da Federação para elevar o perfil do engenheiro químico na Europa ou em relação com a organização, gestão e desenvolvimento da atividade da Federação”. Em 2018, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sebastião José Cabral Feyo de Azevedo nasceu a 1 de junho de 1951 na cidade do Porto. É licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1973) e doutorado pela Universidade do País de Gales (1982).

Para Armando Jorge de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da Universidade Portucalense, “esta nomeação representa para a UPT uma nova era para a instituição, pretendendo desde já antecipar os desafios que se desenham no ensino superior para a década 20/30, nomeadamente o desenvolvimento da investigação, a inovação pedagógica e a transformação do ensino superior face ao rápido desenvolvimento tecnológico previsto”.

Ler mais

Museu de Lamas tem nova identidade

O Museu de Lamas adotou uma nova identidade visual desenvolvida pela AD Communication, que reflete o novo ciclo da sua história, um ano depois de ter integrado a Rede Portuguesa de Museus (RPM).

A nova identidade visual inclui um novo logotipo, com linhas mais simples, em que a estilização do edifício, contruído nos anos 50 do século XX, assume particular destaque. Com esta evolução gráfica, o Museu de Lamas redefine o seu posicionamento e assume o objetivo de se transformar num centro cultural de referência, multidisciplinar, que alia futuro, tradição e memória.

“Este é um ponto de viragem na história do Museu e um novo marco na cronologia, quinze anos após o início da recuperação, reorganização e relançamento. Este é um edifício que alberga um espaço socialmente ativo, cultural e pedagogicamente relevante, pela evocação de histórias e estórias, contribuindo para aprofundar e divulgar, através do seu acervo e dinâmica interpretativa, o conhecimento do património artístico, científico, industrial, histórico e etnográfico local, municipal, regional, nacional e mesmo internacional”, explica Susana Ferreira, Diretora do Museu de Lamas.

A acompanhar esta nova dinâmica, está a apresentação da nova atividade “Restauro ao Vivo no Museu” que decorrerá entre julho e setembro. “O objetivo é oferecer experiências, conteúdos diferenciadores e oportunidades de aprendizagem e conhecimentos, aumentando assim a interação com o público e consciencializando para a preservação do espólio”, afirma Susana Ferreira.

Popularmente conhecido de “Museu da Cortiça”, o Museu de Lamas, fundado por Henrique Amorim (1902-1977), benemérito e industrial da cortiça, apresenta coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial.

 

Ler mais

Colégio de Lamas convida Keith Terry

No dia 1 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Música, o norte-americano Keith Terry estará em Portugal, para uma Masterclass de Música Corporal, entre as 9h e as 12h, no Colégio de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira.

Keith Terry é o pioneiro e a referência mundial da música corporal. Com mais de três décadas de carreira, Terry produziu vários trabalhos, destacando-se o livro/DVD, “Rhythm of Math”, que ensina às crianças conceitos matemáticos através da percussão corporal. É fundador e diretor artístico do International Body Music Festival (IBMF), um evento que explora as linguagens da música corporal nas mais diversas culturas.

As suas apresentações, palestras, residências e cursos já percorreram os quatro cantos do mundo, envolvendo alunos, artistas profissionais e educadores. Foi professor na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde ensinou sobre a relação entre a música e a dança: a escuta profunda, o tempo musical e a comunicação intercultural nas artes.

Ao longo do dia, Keith Terry irá conhecer o trabalho que o grupo de percussão do Colégio de Lamas, "Ritmare”, tem desenvolvido e os alunos terão oportunidade de aprender e partilhar experiências com a maior referência mundial da "body music".

 

Ler mais