PT // EN // ES      

COMUNICAÇÕES

UE em debate

Os eurodeputados portugueses no Parlamento Europeu, Marisa Matias e Nuno Melo, irão debater o futuro da União Europeia (UE), esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, a partir das 10h, no Colégio de Lamas, em Santa Maria de Lamas.

A conferência “A (Des) construção da Europa” irá analisar a saída do Reino Unido da União Europeia, a crise humanitária de refugiados, o ressurgimento de movimentos populistas e o crescimento das desigualdades sociais e económicas no espaço europeu.

“A atual situação da Europa preocupa a maioria dos jovens, que questiona a importância do projeto europeu no seu futuro profissional e pessoal e como esta crise será ultrapassada, preservando os valores da paz, da liberdade, da igualdade, da democracia, do progresso e da justiça social, enquanto pilares da construção da identidade europeia”, afirma Joana Vieira, Diretora Pedagógica do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas.

Os oradores convidados para a conferência “A (Des) construção da Europa” integram o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (Marisa Matias) e o Grupo do Partido Popular Europeu (Nuno Melo).

Ler mais

OLI conquista "Good Design"

A empresa portuguesa OLI conquistou o “Good Design”, o mais antigo e prestigiado prémio internacional de Design, organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e o Ateneu de Chicago, nos Estados Unidos da América.

A solução premiada “Glassy” é uma placa de comando de autoclismos interiores autossustentável. Incorpora a tecnologia “Hidroboost”, que armazena a energia gerada pela entrada da água no autoclismo para a aplicar na ativação da descarga, dispensando uma fonte de energia eléctrica ou de pilhas.

Para além de autossustentável em termos energéticos, a “Glassy” aumenta os níveis de higiene e de segurança, graças ao acionamento “no touch” (não necessita de toque). A aproximação à placa é suficiente para os sensores capacitivos acionarem a descarga de água do autoclismo.

A “Glassy” é uma peça única em vidro, com design minimalista, disponível em preto e branco brilho.

Esta inovação premiada é o resultado da estratégia de inovação da OLI para acrescentar valor aos sistemas de instalação sanitária, através da incorporação de novas tecnologias e design. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu 10 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento e, nos últimos três, surgiu no topo das empresas em Portugal que mais patenteiam na Europa. Atualmente, tem 45 patentes ativas.

O centro de investigação da OLI, em parceria com universidades e centros de investigação nacionais e internacionais, estuda diariamente soluções que asseguram o uso sustentado da água e a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no acesso às instalações sanitárias.

Esta distinção internacional junta-se ao recente prémio “Archiproducts Design Awards 2016” que a OLI venceu com a placa de comando “Trumpet”, desenhada por Álvaro Siza Vieira, arquiteto Prémio Pritzker 1992.

Ler mais

O futuro é Informática

A Universidade Portucalense (UPT), pioneira no ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Portugal, responde ao desafio da Comissão Europeia e do Governo português, de aumentar o número de profissionais na área das TIC.

Atualmente, a Europa tem um forte défice de profissionais nesta área, estimando-se que existam 900 mil vagas de emprego por preencher até 2020. Para dar resposta a este problema, a 20ª edição do Mestrado em “Informática – Especialização em Engenharia de Software” inclui novas temáticas e tecnologias emergentes, como a “Internet das Coisas” (IoT), “Big Data” ou “Cloud Computing”.

Para despertar a atenção dos jovens para esta oportunidade, a UPT oferece, neste ano letivo, uma redução de 40% do valor total da propina do primeiro ano deste Mestrado.

A proximidade com o mercado de trabalho é uma das características desta formação, que reúne um leque alargado de empresas parceiras de referência.

No segundo ano deste curso, o estudante pode optar pela via profissionalizante, através da realização de um estágio em contexto empresarial, contribuindo para aumentar o número de profissionais desta área, ou pela via da Investigação.

As candidaturas decorrem entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro e o início de aulas está previsto para o dia 6 de março.

Mais info em ww.upt.pt.

Ler mais